quarta-feira, 12 de março de 2008

RESUMO:GHIRALDELLI,Paulo Jr.Educação Fisica Progressista.IN:Edições Loyola,São Paulo,Brasil,1998

Nesse texto o autor começa com uma semelhança entre as várias concepções de Educação Física, que é a capacidade de garantir a manutenção da saúde de cada ser humano. A Educação Física Higienista enxerga a possibilidade e a necessidade de decidir o problema da saúde pela educação. A Militarista tem como principal objetivo a formação de cidadão-soldado, ou seja, uma educação rígida para o ser humano com o propósito de suportar o combate preparando-se para a luta e a guerra contendo a vitalidade, a coragem, o heroísmo a disciplina e a plataforma como base da sua educação, estando também preocupada com a saúde individual e pública. A Pedagogista encara a Educação Física não somente como uma prática para agenciar a saúde ou de educar a juventude, mas sim como uma prática de modo eminente educacional se preocupando com os a frequência dos adolescentes nas escolas. A Competitivista tem como objetivo a competição e como meta a superação de cada individuo nas situações complicadas, ou seja, a formação do atleta-heroi que apesar dos problemas a serem enfrentados no dia-dia ele consiga a superação para vencer. A Educação Física Popular não se preocupa com a saúde pública, nem com a ação disciplinadora dos seres humanos, sendo assim, não se entendendo como educativa, mas acreditando que a educação dos trabalhadores esta profundamente vinculada ao movimento dos grupos populares para o choque do dia-dia pela guerra ou luta de classes.

3 comentários:

Fundamentos e Concepções Educação Física Esporte disse...

Prezado Diego,
Arrume o título da seguinte forma:
Resumo: GUIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Introdução; As filosofias subjacentes às concepções de educação física. Educação física progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a educação física brasileira. São Paulo: Edições Loyola, 1998.
Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Você inicia bem o resumo. Contudo, deveria ter sido mais enfático na apresentação do tema central e da perspectiva do autor. Em vez disso, você expõe diretamente as particularidades do texto conforme sua cronologia. Essa é uma boa estratégia. Porém, você precisa antes de qualquer coisa, apresentar os dois primeiros critérios. Quanto ao início quando faz referência ao texto e ao autor, está coerente com as necessidades de um resumo. A partir disso, adianto que o “tema central do texto é a apresentação das cinco principais correntes da educação física brasileira segundo a visão de Guiraldelli Junior, cuja perspectiva é história, sociológica, filosófica e crítica”. Referente à exposição das cinco correntes no resumo, está coerente e essencial. Só sugiro que você cite na Educação Física Popular, que ela é fruto do Movimento Operário e Popular iniciado com a República.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.

junior disse...

prezado diego,
seguindo a orientação do professor Renato percebo que voce comerçou muito bem o seu resumo,mais você perdeu um pouco do desenvolvimento prejudicando a sua conclusão mais como isso é so o nosso começo percebo que você tem muito futuro e siga nessa crescente.
anteciosamente,
Nilton Mendes (maresia)

Unknown disse...

Diego seu resumo de Ghiraldelli está não vou dizer que perfeito ,mas está bom sim,vc soube descatar no resumo cada topico e sem fugir do assunto.O único defeito foi realmente a do titulo que está desordenado e meio que complicado a se entender.Pode-se então melhorar só nos seus titulos formulando-os melhor....

>>>>Ana carla<<<<<