quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Resumo: OLIVEIRA, Vitor Marinho de. O labirinto. In: O que é Educação Física. SP: Editora Brasiliense, 1983.

Diego Santana

Ao aprofundar mais o estudo sobre a Educação Física, é possível ampliar a visão acerca da ciência e desfazer o olhar restrito e preconceituoso de muitos indivíduos que costumam resumir o conhecimento desta área à exercícios específicos. O autor do texto “O Labirinto” convoca os leitores a reflexão e os faz repensar a ciência por um aspecto diferenciado do convencional. Para os gregos, como Platão, dizia-se que a Educação Física era considerada como ginástica pelo fato de compreender todos os exercícios físicos. No entanto, a ciência não atende apenas os aspectos físicos, ou seja, as necessidades físicas do ser humano, e sim tem como objetivo atingir o indivíduo em todas as áreas da vida. A Educação Física atua de forma eficaz na área moral, física e intelectual, e assim rompe a idéia limitada dos aspectos físicos. As atividades físicas são importantes para ciência e para as pessoas, mas é preciso entender que o estudo da Educação Física vai além deste item, contribuindo conseqüentemente para a saúde física, moral e intelectual de todos praticantes. A Educação Física também está presente na medicina e na cultura. Na primeira, opera visando à melhoria dos pacientes na qualidade de vida. Na segunda, há uma relação entre ambas as áreas, como numa manifestação cultural e esportiva. Tanto em apresentações culturais quanto em jogos esportivos existem um público (espectadores) e atores (jogadores). A dança, o teatro e o jogo de cores e luzes são elementos das duas partes. Para ser um profissional qualificado é preciso possuir um conhecimento aprofundado sobre todas as áreas no intuito de ensinar e ajudar as pessoas da melhor forma possível. A Educação Física não pode ser vista apenas como corpo, mas sim como uma ciência que foi criada para atender o ser humano, pois está presente em todos os momentos da vida.


Sou aluno de Educação Física da UNIRB

3 comentários:

Fundamentos e Concepções Educação Física Esporte disse...

Prezado Diego,
Seu resumo se caracteriza enquanto tal e de forma clara e objetiva até a parte que você começa a falar: “As atividades físicas são importantes para ciência...”. A partir daí seu resumo começa a ficar confuso e sem fôlego. As idéias ficam entrecortadas na tentativa de em poucas linhas dar conta do todo. Além do que, você acaba não finalizando falando de política e ciência segundo a perspectiva do autor. Sendo que, na parte que você diz: “A dança, o teatro e o jogo de cores e luzes...”. O que são esses elementos de cores e luzes? De que duas partes você está falando? Penso que aí você se utiliza de uma metáfora do autor, mas para utilizá-la com outra função, o que deixa seu resumo desconexo nessa parte. Fique atento com outro aspecto de um resumo. Nele não pode conter opiniões do resumista, mas apenas as idéias do texto resumido. Explico: Oliveira não fala em “ajudar as pessoas da melhor forma possível”. Isso é você quem está dizendo, é uma opinião que não cabe em um resumo, quem sabe em uma resenha. O autor também não fala de “profissional qualificado”. Esta é uma idéia sua que você transferiu para o texto. Por último, perceba que você começou o resumo pelo fim do texto, isto é, o autor termina falando de ciência e você começa falando de ciência. Um resumo não é um texto crítico, é só uma apresentação que serve para um leitor ou estudante que não pode ler o texto todo, mas que um resumo é muito útil para saber da existência de um texto para posteriormente ele ir buscá-lo na integra. Não estou dizendo que o que você fez está ruim. Muito pelo contrário, está bom, você resenha muito bem, embora falte fôlego ao final do texto. Portanto, sugiro que você retome o texto segundo sua cronologia. Mantenha o início, quando você apresenta o tema, que está ótimo. Fale da perspectiva do autor, que é histórica. E pode manter a forma que você organizou as temáticas específicas, só tente ser mais fiel às idéias contidas no texto e termine falando da ciência avisando que é o autor que o faz de tal forma.
Para acessar o blog da disciplina onde você poderá encontrar o programam da disciplina e o endereço de seus colegas, basta clicar no título deste comentário.

Cordialmente,
Prof. Renato Izidoro.

Diego Santana disse...

l

junior disse...

Prezado diego,
gostei do seu resumo ateé então acho que você foi muito bem mais como foi sugerido pelo professor você deve fazer melhoras valeu colega você esta no caminho certo.
anteciosamente,
Nilton Mendes (maresia)